Cursos para Psicoterapeutas

Aprimore

Fundado em 2008 pelo psicólogo Luiz Pezzini, o Aprimore é um Núcleo de Estudos Psicológicos dedicado ao aprimoramento clínico de psicoterapeutas que oferece cursos, grupos de supervisão e uma rede de atendimento formada e coordenada pelos próprios aprimorandos.

A quem se destina
Psicólogos e Psiquiatras que buscam se desenvolver como psicoterapeutas, quer sejam recém-formados ou já mais experientes que estejam interessados em reciclagem e expansão, ou também aqueles em processo de reorientação de carreira.

Abordagem teórica
Embora o Aprimore tenha nascido no ambiente da fenomenologia, sua proposta de trabalho não é o aprofundamento numa abordagem específica, mas trabalhar com um grupo diversificado numa comunidade colaborativa que valoriza o diálogo, a abertura e as contribuições de cada membro. Neste contexto, buscamos compreender melhor a existência e os modos mais efetivos de se trabalhar com as pessoas. Com isso, algumas coisas acontecem:

Registro de diferentes modos de se trabalhar na clínica, a partir de diferentes referências teórico-técnicas e seus usos;

Reflexão sobre modos ditos adequados e inadequados de se trabalhar em psicologia clínica;

Resgate do ontológico, ou seja, do modo de ser próprio, originário do ser humano, como base do trabalho com as pessoas. Aqui entra a contribuição da fenomenologia, fornecendo uma base metodológica, existencial e ética que possa ser útil para o terapeuta independentemente de sua abordagem de referência.

Aprimoramento em Psicologia Clínica

1Módulo: Bases para uma clínica bem-sucedida
É de comum acordo na psicologia brasileira que o engajamento na clínica não costuma ser simples nem garantido. Ao mesmo tempo, vemos que há uma variedade de casos – desde profissionais ainda frustrados depois de anos, até outros surpreendentemente atuantes e satisfeitos em pouco tempo.

Por que será que ocorre esta diferença?

O objetivo deste módulo é fornecer subsídios para o estabelecimento das fundações adequadas da clínica psicológica, favorecendo assim o engajamento profissional.

Este curso está disponível em dois formatos, intensivo e extensivo, com a opção de participação na Rede de Atendimento, possibilitando receber encaminhamentos de pacientes particulares conforme a demanda e aprovação do supervisor.

Programa

• Fundamentos da Prática Clínica
• Cuidados relacionados ao local de atendimento
• Preparação para a sessão
• Divulgação e demais aspectos de negócio
• A delicadeza dos primeiros contatos
• Contrato terapêutico ganha-ganha
• Relação terapêutica: onde tudo acontece
• Desenvolvendo seu estilo próprio de atender
• Como ser o que você espera de um terapeuta
• Aspectos sutis relacionados ao sucesso e prosperidade
• Treinando a própria mente
• A postura fundamental e a questão da abordagem teórica
• Atendendo na era da tecnologia
• Formas contemporâneas de adoecimento
• Situações difíceis no setting terapêutico
• Manejo técnico
• Práticas e tarefas complementares
• O sentido da ética

Extensivo

Horário: Quartas, das 19h às 21h
Duração: 15 encontros semanais
Início: 14 de agosto de 2019

Intensivo

Dois finais de semana de novembro 2019.
Datas: 2 e 3 (sábado e domingo) e 15 a 17 (feriado, sábado e domingo)

Coordenação: Luiz Claudio Di Pino Pezzini (CRP 6/36072)

Local: Aclimação, São Paulo (800m do Metrô Ana Rosa)

Mais informações: (11) 99554-3806 ou contato@aprimore.com.br

2Supervisão
Presencial

Encontros quinzenais de supervisão, com a possibilidade dos membros do grupo fazerem parte da rede de atendimento.

Horários: Quartas, das 14h às 16h (quinzenal)

Local: Aclimação, São Paulo (a 800m do metrô Ana Rosa)

Online

Consulte horários disponíveis

3Rede de Atendimento
A equipe da Rede de Atendimento Psicológico é formada exclusivamente pelos participantes dos cursos ou grupos de supervisão do Aprimore. Os participantes poderão receber encaminhamentos de pacientes particulares conforme a demanda e aprovação do supervisor. Os atendimentos são feitos nos consultórios dos psicoterapeutas.

Este serviço envolve divulgação, triagem e encaminhamento de pacientes, sendo coordenado pelos próprios integrantes da Rede de Atendimento.
4Programa de Aprimoramento Clínico
O Programa de Aprimoramento Clínico é composto por módulos temáticos que acontecem periodicamente em formato intensivo (workshop em fins de semana) e/ou extensivo.

Módulos

• Bases para uma clínica bem-sucedida
• Relação terapêutica
• Prosperidade na psicologia
• Habilidade terapêutica
• Os grandes temas da existência na clínica psicológica
• A pessoa do terapeuta – Intensivo terapêutico
• Trabalhando com sonhos em psicoterapia
• A fenomenologia na psicoterapia
• Práticas complementares à psicoterapia
• Formas de adoecimento contemporâneo
• O trabalho terapêutico em grupo
• O pensamento clínico de Gilberto Safra
• Intensivo de supervisão
• Oficina de criação de conteúdo
• Psicologia para não psicólogos

Para receber o calendário dos próximos módulos, envie uma mensagem para o Whatsapp (11) 99554-3806 ou contato@aprimore.com.br

Depoimentos

Saiba o que pensam alguns dos psicólogos que passaram pelo Aprimore
  • Leonardo Vigarinho
    Iniciei meu processo terapêutico com o Luiz há praticamente dois anos e hoje posso afirmar com convicção que essa foi uma das melhores decisões da minha vida. Definitivamente a busca pelo auto conhecimento não é algo fácil de se conquistar e muitas vezes também não parece ser muito prazeroso por que nos deparamos e enfrentamos o que incoscientemente nossa mente neglicencia, que é o pior de nós mesmos. Em contrapartida se conhecer e saber como reagimos a todos os desafios é algo libertador! É como acordar e enxergar o mundo com os olhos de quem efetivamente está no controle da sua vida e com isso poder oferecer a todas as pessoas o que você tem de melhor ! Por isso, recomendo para todos aqueles a quem quero bem que tenham a coragem de procurar um suporte terapêutico, principalmente de uma pessoa iluminada como o Luiz, que vem me ajudando desde o início a ser uma pessoa cada vez mais positiva, consciente dos meus limites e um ser humano melhor para todos aqueles que passarem por mim.
    Leonardo Vigarinho
  • Ingrid Giovannini e Campos
    No dia que cheguei... meu primeiro dia, um dia qualquer de 2014, eu literalmente não parava de pé. E sem te conhecer, pedi para que nunca me abandonasse. Duas coisas bem comuns até 2014: não parava de pé e tinha muito medo de ser abandonada. Luiz, você me guiou, me ensinou não somente a ficar de pé, como a encontrar minhas raízes. Hoje sei que são bem profundas e que não há tempestade que me derrube porque aprendi que balançar de um lado para outro, sacudir na tempestade, é até sinal de que estou firme. Já quanto ao abandono, você me ensinou insistentemente que se eu tenho a mim, não existe abandono. Entendi que fui abandonada pelos outros por uma vida, porque me abandonei por motivos históricos no meio do caminho e não encontrei mais, até você ter me mostrado o caminho. O caminho de encontro com minha criança ferida, com meus pais, amigos, ex-amigos, ex-amores e comigo. Muitos caminhos. Obrigada por todos os caminhos! Todos são difíceis, mas hoje acho todos lindos. Obrigada até por acreditar que o amor vai aparecer na minha próxima curva, no próximo obstáculo superado.
    Ingrid Giovannini e Campos
  • Damaris Sales da Silva
    Depois de algumas tentativas de fazer terapia, foi com você que senti muito acolhimento e minha dor foi tratada com respeito. Mesmo me sentindo muito mal por questões físicas e mentais, você me ajudou não apenas aliviar os sintomas; me ajudou principalmente a entender como esses sintomas apareceram na minha vida e porque se mantêm e me apoiou no momento de grande dúvida sobre o meu valor pessoal, me mostrando pontos positivos sobre o meu ser. Depois que comecei a fazer terapia consegui explorar minhas luzes e minhas sombras e aprender com elas. Eu sempre carreguei uma grande culpa pelos meus sentimentos, hoje eu ainda me sinto culpada, mas tenho o entendimento do po que eles aparecem e, ao invés de brigar com estes sentimentos, eu procuro transcender e mudar alguns padrões. É um processo que causa um grande esforço, mas é muito compensador. Infelizmente muitas pessoas acham que o terapeuta é uma pessoa que vai resolver os problemas do paciente sem que este tenha que fazer nenhum tipo de esforço ou acreditam que a terapia é voltada apenas para o tratamento de pessoas loucas, mas na verdade, o tratamento é um ótimo meio de compreender nossos sentimentos e comportamentos e permite que cada pessoa se torne mais consciente de si e dos outros, permitindo que melhore suas escolhas, emoções e relações.
    Damaris Sales da Silva
  • José Waldemar Thiesen Turna
    Luiz Claudio é, antes de tudo, um "amigo". Por " amigo" designo uma pessoa muito mais próxima do que um bom colega. Um "amigo" designa uma pessoa que carrega um Dom legítimo de entrega e sacrifício de amor e firmeza. Como psicoterapeuta, Luiz Claudio tem e sustenta rigorosa estrutura acadêmica e clínica; anos de atendimentos, aulas e supervisões em diversos tipos organizacionais de instituições que se dedicam a tratar e transmitir "saúde psicológica" embasam sólida e primorosa (além de "rara") mestria na transmissão e intervenções clínica e acadêmica de saber e valores psicoterapêuticos. Alunos, colegas e pacientes compartilham um sentimento de evolução e profunda gratidão por este leal "amigo".
    José Waldemar Thiesen Turna
    Psicólogo, psicanalista
  • Profa. Dra. Sonia Novinsky
    Conheço Luiz Claudio Pezzini há alguns anos. Como pessoa e como terapeuta o considero demais. Simples, sincero, afetivo, generoso, competente em várias áreas da psicologia clínica, sempre o consulto quando quero ouvir um parecer adequado e justo. Tanto na área de desenvolvimento profissional quanto na área de cuidados com pessoas adoecidas ele comparece com sua esperança em transformações e sua eficácia em consegui-las.
    Profa. Dra. Sonia Novinsky
    Psicóloga
O que é o Aprimore?
Um núcleo de estudos que oferece atividades de aprimoramento profissional em psicologia clínica.

Uma rede de atendimento a pacientes particulares formada pelos participantes das atividades de aprimoramento.

Um investimento em estudo e divulgação com um custo mensal, porém passível de retorno via atendimentos remunerados.

Um espaço para a construção do lugar de terapeuta como profissional autônomo.

Fazer parte de um grupo que se apoia e se desenvolve junto na clínica.

Estímulo à reflexão e produção de conteúdo.

Um grupo diversificado formado por profissionais de abordagens variadas e em diferentes momentos da carreira, onde todos têm algo a aprender e a ensinar.

Um estudo dos aspectos sutis da prosperidade na clínica, baseado no modo de envolvimento com o ofício de terapeuta e com a existência.

Newsletter

Inscreva-se gratuitamente e receba novidades, insights e novos posts em seu e-mail

× Quer conversar?